Resenha: Carta de Amor aos Morto – Ava Dellaira

20/07/2017   |   por   |   32 comentários

Título: Carta de Amor aos mortos

Autora: Ava Dellaira

Páginas: 337

Editora: Seguinte

4/5

Olá, como começar a escrever sobre esse livro? Muito complicado, pois a explosão de sentimentos que ele me fez sentir é indescritível. O livro que mistura muita música boa, muitas pessoas talentosas e sensacionais, porém que já morreram.

Tudo começa com um trabalho de escola, onde a professora de Inglês pede um trabalho em que todos escrevam carta para os mortos. Nossa doce Laurel que estava passando por um período de luto e de aprender a viver com a perca de sua irmã May, começa a escrever para seus ídolos.

Fala com eles sobre seu primeiro dia de aula, fala sobre, meninos, sobre como tudo estava diferente depois que a irmã morreu. Inclusive seus maiores segredos a quem não conta a mais ninguém, o segredo que a faz se sentir culpada.

 

“Alguns segredos só conseguimos contar aos nossos maiores ídolos.”

Essas cartas endereçadas as pessoas como: Kurt Cobain, Amélia Earthart, Janis Joplin, River Phoenix entre outros, conta um pouco da vida deles e como ela as compara com a sua, Laurel ver nessas cartas uma forma de conseguir suporta tudo que está passando.

A autora passa de uma forma sincera onde tudo é explicado o quanto decisões que você toma pode mudar tudo em sua vida. Como a separação de pais podem afetar os filhos, e como muitos pais não conhecem seus filhos por dentro, decepções amorosas, aborda também o uso de drogas ilícitas e licitas por jovens onde usam para fugir de suas realidades, apresentando casos de violências e como muitas pessoas lidam com isso, ainda não paramos por ai, ela aborda algo muito mais grave, porém achei que nesse ponto ela poderia ter focado mais, ter passado as reais consequências de algo tão grave. Ela fala de como é difícil superar a dor da perda, e acredito que se você já perdeu alguém muito próximo vai saber o que a Laurel está passando, o que uma família quebrada está passando.

“Nirvana significa liberdade. Liberdade do sofrimento. Acho que algumas pessoas diriam que a morte é exatamente isso. Então parabéns por estar livre, acho. O resto de nós ainda está aqui, agarrado aos cacos.”

Mas não vão achando que o livro trata somente de sentimentos tristes mas também de amadurecimento pessoal, de primeiro amor, de amizades verdades. Laurel encontra amigas de verdade que possam confiar, encontra um garoto por quem se apaixona e vemos também como tudo é tão simples e bonito.

“Eu queria colocar o coração dele perto do meu e criar um lugar seguro para os dois.”

 

“Sabe porque se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Porque quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo  completamente salvo os dois ao mesmo tempo.”

Você vai entender e perceber o quanto é lindo ser você de verdade, ser você mesmo e não outra pessoa, mesmo aquelas quem você venera aquelas que você ama com toda a intensidade. Quer a verdade é a melhor forma de se liberta e de tirar um peso de suas costas, tirar um peso que te impossibilita de andar para frente.

“ A verdade é bela, não importa qual seja. Mesmo que seja assustadora ou má. É beleza simplesmente porque é verdade. E a verdade é radiante. A verdade nos faz ser nos mesmos.”   

 

Sempre gostei de Rock, desde os meus 13 anos quando ouvi Guns ‘n Roses pela primeira vez dele lá sou apaixonada e procuro sempre conhecer cantores que me façam sentir algo, sentir mais.

No livro é citado muitas e muitas músicas, e pela primeira vez na minha vida consegui ler ouvindo música, lia enquanto ouvia Nirvana enquanto ouvia a maioria das músicas que eram citados e sentindo e fazendo em minha cabeça o filme que eles estavam vivendo no momento. Vi ai uma lista de músicas para você ouvir enquanto ler:

  • Serve the Serbants – Nirvana
  • Heart shaped box – Nirvana
  • All Apologies – Nirvana
  • All is Loneliness – Janis Joplin
  • Mercedes Benz – Janis Joplin
  • Valerie – Amy Winehouse
  • Back to Black – Amy Winehouse
  • He can only hold her for so long – Amy Winehouse

Se conseguirem leiam enquanto ouvem ! Um beijão meus amores fiquem com  Deus e até a próxima.

Publicado por Sanny Santos

Sanny Santos, 22 anos, geminiana Formada em pedagogia, pretende cursar letras. Pernambucana arretada, ama seu lar e sua terra. Literalmente apaixonada por livros. Essa menina também está descobrindo a Jesus e se intitula Princesa do senhor. Ama escrever e lançará seus livros algum dia. O seu amor pela leitura é Doce igual que sorvete que flocos.

Categoria's: Drama, Livros, Resenhas, Romance

32 Comentários

  • Sussurrando Sonhos

    20/07/2017 at 20:36 Responder

    Tenho esse livro aqui e ele está na minha meta da MLI2017 e estou doida para ler.

    Amei a resenha rsrsr

    Um Beijoooo

  • Douglas Augusto

    21/07/2017 at 08:17 Responder

    heeey! Adorei a resenha, eu ja quero ler esse livro tem uns anos. Adorei a resenha, que bom que você gostou. Adoro livros que falam sobre amadurecimento, sobre mudanças que o personagem passar. As frases que você colocou são otimas, quotes nos fazem querer ler ainda mais um livro. Abraços.
    diarioleitorblog.blogspot.com

  • Patricia Vahl

    21/07/2017 at 21:50 Responder

    Esse livro tá na minha lista faz muito tempo! A tua resenha só me fez decidir ler ele logo!!

    Adorei a tua resenha!

    Beijinhos da Paty 😉

  • Corujando nos Livros - Rosário P.

    21/07/2017 at 23:19 Responder

    Genial, é isso que esse livro parece ser. Genial! Adoro esse estilo de leitura cheio de ramificações emocionais. Livro anotado.
    Sua resenha está muito boa, parabéns pelo trabalho, Sanny.

  • Marcelo Henrique

    24/07/2017 at 15:48 Responder

    Hey
    Adorei a resenha, este é um livro que está na minha wishlist e agora estou mais ansioso para ler ele depois dessa resenha. O fato de a autora misturar a literatura e musica me deixa mais animado.
    Abraço!!!

  • Tais Burigo

    25/07/2017 at 08:39 Responder

    Oi tudo bem?
    Quero ler esse livro desde que lançou mas tenho sérios problemas com leitura em cartas, por isso estou adiando mas quem sabe um dia né?

    Beijos

  • Porre de Leitura e Livros

    25/07/2017 at 10:46 Responder

    Olá! tudo bom?
    EU AMOOOOO ESSE LIVRO, acho uma narrativa tão fofa e ao mesmo tempo dramática, fiquei verdadeiramente encantada com Cartas de amor para os mortos, sempre recomendo a todas as pessoas, e fiquei muito feliz em ler sua resenha.
    Beijos.

  • coisasdelainizinhablog

    25/07/2017 at 11:13 Responder

    ola tudo bem ? muito bom quando um livro mexe com a gente , faz essa explosão de sentimentos.
    sua resenha me deixou com muita vontade de ler tambem. bjsss sucesso

  • Caio Santos

    25/07/2017 at 14:34 Responder

    Nossa… adorei seu post e fiquei super curioso para ler “carta de amor aos mortos”. Pelo visto esse livro vai mexer com minha emoção… parabéns!!
    PS: Aquelas músicas <3

  • Karina Rezende

    25/07/2017 at 15:14 Responder

    Oi Sanny!
    Nossa fiquei toda empolgada quando vi o link da sua resenha, eu amooooo esse livro!! É um dos meus favoritos, chorei tanto quando li, mas é uma história tão linda. Amo livros com temática de amor entre irmãs e o fato da autora ter colocado ícones do rock para compor a história fez com que o livro ganhasse meu coração. Fico feliz que tenha gostado <3
    Beijos!

  • Letícia Graziele

    25/07/2017 at 23:32 Responder

    Oi Sanny,
    Esse livro está na minha lista a tanto tempo mas estou só enrolando. Mas amei tanto sua resenha, ela me deu tanta vontade de ler o livro que acho que vou ler ele o mais rápido possível. Obrigada dela dica.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

  • Oi Sanny! Achei esse livro super interessante, a história me pareceu ser tão linda, ao mesmo tempo um drama e uma superação! Outro fato legal que achei foi a citação das músicas e bandas. Confesso que das músicas não conhecia nenhuma. Vou procura-las! Adorei a indicação do livro! Abraços

  • Ianca.M.Orbach

    26/07/2017 at 15:19 Responder

    Oii Sanny, se vc soubesse guardo esse livro com muito carinho na minha estante! Já li ele e sem dúvida a história de Laurel é linda, gosto muito de como a personagem admira sua irmã e como ela vai aprender e crescer durante os acontecimentos.. adoro tudo nesse livro! Sua resenha ficou 10!! Beijos e sucesso!

  • Kelly Prado

    26/07/2017 at 15:20 Responder

    Adorei a resenha! Fiquei mesmo com vontade de conhecer o livro, é uma forma de apresentar esse conteúdo para as novas gerações! Gratidão! Muita Paz!

  • Camila Mondaini Paulino

    26/07/2017 at 16:51 Responder

    Olá tudo bem?
    Menina que resenha mais meiga e estou completamente apaixonada por esse livro! Já tinha visto ele circulando por aí mas nunca tinha me chamado a atenção, então sempre passei batido, mas agora me vi encantada por essa premissa e assim como você sempre gostei de Guns’n Roses e Bom Jovi também. Já adicionei a listinha!

  • Marcia Pimentel

    26/07/2017 at 17:15 Responder

    Oi,
    Gostei muito da sua resenha. Ficou bem claro em sua resenha o quanto você gostou da leitura. Isso é muito bom né? Eu ainda não li o livro, mas já li muitas resenhas sobre ele e todos concordam com você que a leitura é muito boa.
    Abrçs

  • Mari

    26/07/2017 at 20:02 Responder

    Quero muito ler esse livro, parece ser uma história maravilhosa mesmo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

  • Paula Cardoso

    26/07/2017 at 20:43 Responder

    Sanny esse livro parece ser daqueles que nos prendem e a sua história nos segue durante tempos a fio…
    Gostei imenso de ler esse seu post.
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

  • Narah Lorrana

    26/07/2017 at 22:36 Responder

    Olá,
    Já li muitas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma me deixou tão curiosa quanto a sua. Sua resenha me transmitiu um turbilhão de sentimentos e preciso sentir isso fazendo a leitura dessa obra. Parabéns! Sua resenha está maravilhosa.

    Beijos,
    Ler Antes De Dormir.

  • Milena

    27/07/2017 at 13:33 Responder

    Oi!
    Não li esse livro ainda, mas conheço uma amiga que leu e adorou. Gostei bastante de sua resenha, seu ponto de vista foi muito bem colocado. Pretendo ler em breve.
    Beijos

  • LiteraKaos!

    28/07/2017 at 00:39 Responder

    sempre tive vontade de ler esse livro, mas nunca consigo comprar.. rs
    todos falam bem, assim como você, da obra e tenho muita curiosidade.
    Gostei bastante de conhecer um pouquinho dela aqui no seu blog.

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

  • Leituras Diárias

    28/07/2017 at 13:57 Responder

    Olá, tudo bem? Nossa, lembro de já ter me interessado pela história mais esqueci hehe Sua resenha me fez relembrar porque queria ler e ficar com mais vontade ainda. Também adoro rock e isso me deixou bem animada. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

  • Jaqueline Oliveira

    28/07/2017 at 16:35 Responder

    Quero muito esse livro Sanny, adorei o post <3

  • Maria Mazza

    28/07/2017 at 17:35 Responder

    Olá! Já vi muito esse livro por aí, mas não sabia que ele tinha essa abordagem de músicas e bandas/artistas. Gostei muito, fiquei ainda mais interessada pra ler.
    beijos

  • yasmiimbraga

    28/07/2017 at 19:56 Responder

    Olá, tudo bom? 🙂
    Parece ser bem triste! Gostei da premissa da história, eu adoro quando os livros mostram amadurecimento e superação dos personagens e parece que é o que esse faz. Realmente é super dificil superar dor e perda, acho que só quem passa por isso, sabe… Amei sua resenha, parabéns!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

  • Aline Coelho

    29/07/2017 at 18:55 Responder

    Já li muitas resenhas sobre esse livro e assim muitas opiniões opostas, então concluo que esse livro é no mínimo polêmico, já que muitos amam e muitos odeiam. Ainda não tive vontade de ler, mas acho que a proposta do enredo é interessante e fico feliz que os personagens aprendam e amadureçam com a experiência. Que bom que ele funcionou com você. É gratificante quando uma leitura deixa sua marca em nós. Beijos e ótimas futuras leituras!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

  • Luis Fernando

    29/07/2017 at 19:21 Responder

    Boa Tarde!!!

    Mais um livro pra minha enorme lista de leitura rsrsrs
    Otima resenha, principalmente no momento que aborda a importância das escolhas e suas consequências
    Sucesso

  • lorenacaribe

    30/07/2017 at 01:52 Responder

    Olá! Estou super curiosa para ler esse livro, já estava na lista de desejados.
    Amei sua resenha e os pontos que foram abordados.
    super bjo

  • kênia Cândido

    01/08/2017 at 10:37 Responder

    Oi Sanny.

    Sua resenha conseguiu me deixar curiosa pela história, mas não seria uma leitura que busco no momento. Mesmo encontrando várias informações interessantes na sua opinião. Por isso vou deixar a dica anotada para futuramente. Também adoro Guns ‘n Roses e Nirvana. Encontrar três música do Nirvana no livro já conseguiu uns pontinhos positivos.

    Bjos

  • Leticia Olegario

    03/08/2017 at 14:15 Responder

    OOi Sanny, tudo bom ? Ainda não li o livro, mas confesso que tenho grande vontade.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

  • bloglivrosqueli

    08/08/2017 at 18:04 Responder

    Oi, Sanny, livros que envolvem amadurecimento pessoal são os que preciso agora e envolvendo música, melhor ainda! Já anotei a dica.

  • suelanepereira

    15/08/2017 at 23:31 Responder

    Adorei sua resenha. Mas confesso que tenho receio de ler esse livro pois conheço várias pessoas que leram e fico criando expectativa e tenho medo de me decepcionar.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

Comente: