Resenha: O mágico de Oz – L.F Baum

25/07/2017   |   por   |   14 comentários

Titulo: O mágico de Oz

Autor: L.F Baum

paginas: 200

Editora: Hemus

3/5  ♥♥♥

Você já ouviu falar em o mágico de OZ não?  Sabe aquela menina do Cansas que foi levada para uma terra distante como bruxas   que são más, bruxas Boas e um grande mágico, além é Claro de um palhaço, um lenhador de lata e um leão covarde. Então, eu li esse livro, só conhecia esse resumo básico e ele estava em minha lista da Maratona literária de inverno.

O livro é recheado de aventuras, são simples e a leitura pode ser concluída em um dia.

Dorinha é levada para Oz por um furacão, pousando sua casa em cima da Bruxa má do leste.  Por ela ter matado mesmo que seja querer a Bruxa ela libertou o povo destas terras e ganhou um beijo da Bruxa Boa do Norte assim ninguém poderia tocar ou fazer nenhum mal a ela, pegou também os sapatinhos da Bruxa morta. Apesar da terra de Oz ser a mais bela e encantadora que a menina já havia visto o único objetivo da pequena criança é voltar para casa.

” Não importa o quão seco e triste Seja o nosso lar, que nós, pessoas de carne e osso, sempre preferiremos viver  lá do que em qualquer outro país, por mais bonito que ele seja. Nosso lar é o melhor lugar do mundo.”

Foi dito a ela que a única forma de voltar para sua casa com seu cão Toto seria com a ajuda do mágico de Oz, grande e poderoso que para ele nada é impossível, ela teria que seguir para a cidade das esmeraldas e para chegar lá, teria que seguir a estrada de tijolos amarelos.

Assim começa sua jornada para a cidade das esmeraldas. Em seu caminho encontra um espantalho em um estaca, pedindo ajuda, ela então o retira da estaca e fala para onde está indo.

” – De fato não sei. Eu não sei de nada. Veja sou um espantalho, com enchimento de palha, de modo que não tenho cérebro – ele respondeu cheio de tristeza.”

” – Você acha – ele perguntou – que se eu fosse com você a cidade das esmeraldas,  Oz  poderia me dar um cérebro?  “

E dessa forma foi encontrado o primeiro companheiro de Dorinha.

Em seguida ao caminhar pela floresta eles encontram um lenhador de tala, enferrujado pois levou chuva e ficou encerrado durante um ano sem que ninguém o ajudasse. Ela então pega óleo e coloca em suas juntas assim ele poderia se mover novamente.

Então explicando o motivo pelo o qual pararam por ali e o lenhador muito interessado  pergunta.

” Você acha que Oz  me daria um coração?  “

Então ele se junta a esse grupo curioso.

Enquanto andavam o espantalho e o homem de lata começaram uma pequenas discussão do que era mais útil, com coração ou um cérebro.

” – Ainda assim – disse o espantalho – eu prefiro um cérebro ao invés de um coração; mesmo porque um tolo não saberia o que fazer com um coração.”

” Eu  ficarei com o coração -Disse o lenhador de lata – um cérebro não faz ninguém Feliz, e felicidade é a melhor coisa do mundo.

Se vocês entrassem nessa discussão, ficariam de qual lado? Prefeririam o coração ou o cérebro?

Logo a frente encontrou um enorme Leão, um grande e enorme Leão selvagem e não importava o tamanho ou o quanto seu rugido assustasse pois ele era mais covarde do que todos dons juntos.

” Vocês acham que Oz  me daria coragem? – perguntou o Leão covarde. “

“Então se vocês não se importam, eu vou com vocês, porque minha vida é simplesmente insuportável sem um pouco de coragem.”

E assim esse pequeno grupo curioso vão em busca de seus desejos e sonhos.

O magico de Oz

Achei muito interessante, que no decorrer de suas aventuras eles se mostram exatamente aquele que queriam, em vários momentos o espantalho se mostra inteligente dando idéias que salvam suas vidas, o homem de lata se mostra tão sensível que só alguém que tenha um coração poderia ter e o Leão se mostra tão corajoso quanto o rei dos animais.

Dorinha é uma criança de 8 anos com o coração puro, incapaz de fazer mal, com um poder que ela não entende.

A obra clássica de L.F Baum é agradável de ler e tem um gostinho de infância, músicas coisas que se você parar para pensar não é “infantil” como a estória do homem de lata ou como as bruxas são mortas.

O mundo de OZ é muito interessante, criativo.  Gosto bastante da ideia das bruxas Boas e ruins, as do Leste e Oeste são do mal e as do Norte e sul são boas. E de cidades como suas próprias características.

Vemos uma grande lição de moral, você como pessoa muitas vezes quer algo e não perce que já tem e que está bem do seu lado ou dentro de você.

Nunca vi o musical ou algum filme sobre, somente referências e agora fiquei bastante interessada.

Alguma dica…?

Enfim espero que tenham gostado um grande beijo e até a próxima!

Fiquem com Deus

Publicado por Sanny Santos

Sanny Santos, 22 anos, geminiana Formada em pedagogia, pretende cursar letras. Pernambucana arretada, ama seu lar e sua terra. Literalmente apaixonada por livros. Essa menina também está descobrindo a Jesus e se intitula Princesa do senhor. Ama escrever e lançará seus livros algum dia. O seu amor pela leitura é Doce igual que sorvete que flocos.

Categoria's: Aventura, Fantasia, Livros, Resenhas

14 Comentários

  • Patricia Vahl

    25/07/2017 at 23:58 Responder

    Eu amo o mundo de Oz!! Sou apaixonada pelo livros do Baum , você já leu a Terra de Oz? O melhor da série na minha opinião! Adorei a sua resenha!!

    Beijinhos 😉

  • Corujando nos Livros - Rosário P.

    26/07/2017 at 03:13 Responder

    Que história gostosa de se ler. Li bem pouco na minha infância e, talvez por conta disso, tenha perdido essas leituras infantis clássicas. Mas depois dessa postagem, até que reacendeu uma vontade ir atrás de algumas historinhas.

    Adorei a resenha super fofa. <3

    Ah, eu escolheria o cérebro. O coração é enganoso e nos deixa em cada cilada…

  • Sussurrando Sonhos

    26/07/2017 at 15:05 Responder

    Sanny acredita que nunca li o livro ou assisti o filme? Acho que sim kkk eu sei bem da história por cima e tinha desenho tamémk kkkk quando era novinha eu lembro de assistir kkkkk.

    E quero ler agora após essa resenha kkkk.

    Um beijo

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

  • Lara Xavier

    26/07/2017 at 17:48 Responder

    Ola, gostei muito de saber mais sobre essa estória. Nunca assisti nada sobre o mágico de oz.

  • Ariane Eleuterio

    27/07/2017 at 17:22 Responder

    Eu gostei muito desse livro, o autor teve uma sensibilidade incrível para escrevê-lo e por isso é um clássico, até hoje e traz ensinamentos e sentimentos a todos que o lê.

    Beijos

  • Marcelo Henrique

    28/07/2017 at 13:54 Responder

    Hey
    Quero muito ler esse livro, gostei da sua resenha.
    Parabéns

  • Jaqueline Oliveira

    28/07/2017 at 16:40 Responder

    Gostei da resenha, eu adoro o mágico de oz <3

  • Mara

    28/07/2017 at 20:43 Responder

    Sou apaixonada por essa história… Foi uma delícia ler essa resenha!!!

  • Porre de Leitura e Livros

    31/07/2017 at 09:56 Responder

    Olá! tudo bom?
    Eu nunca li oz, mas conheço a história e já assisti aos filmes, e confesso que amei.
    Achei a resenha muito boa, fiquei com vontade de ler também.
    Parabéns pelo post.
    Beijos.

  • Ana Paula Medeiros

    31/07/2017 at 21:29 Responder

    Oi! Amo esse livro! Sou muito fã do filme também, mas só da primeira versão, porque as seguintes não conseguiram retratar bem a história (mesmo com os famosos sapatos vermelhos, que na verdade são pratas no livro, né?)…
    Enfim, adorei sua resenha! Essa capa está muito bonita! Eu tenho uma versão amarela que é meu xodó, mas sempre que vejo outras edições tenho vontade de comprar rsrs
    Beijo!

  • Juliana Duarte Vieira

    02/08/2017 at 02:24 Responder

    Oi, Sanny. Tudo bem?
    Serei sincera com você, odiei O Mágico de Oz… Eu li em uma edição linda que também tinha ilustrações, a ideia que o autor passa é bem legal, mas achei tudo muito chato, infelizmente.
    Depois descobri que a história tem continuação, uns 12 ou 13 livros, se não me engano. Tenho vontade de reler o primeiro e pegar os outros pra ler, pra ver se o vazio que eu senti na leitura se preencha.
    Reconheço ser um livro rico para a literatura universal, mas não seria um que eu daria para meus filhos de presente.
    Um abraço!

  • Leticia Olegario

    03/08/2017 at 14:35 Responder

    OOi Sanny tudo bom ?
    Eu nunca li o magico de Oz, apesar de ser um clássico nunca me chamou a atenção.
    Beijos boa semana.
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

  • bloglivrosqueli

    08/08/2017 at 18:20 Responder

    Adorei, é uma história tocante e linda <3

  • Milena

    16/08/2017 at 18:39 Responder

    Oi!
    Eu gosto muito desse livro e já li várias vezes em várias edições hahah
    O livro nos traz belas lições e a história toda é muito envolvente. Amo de paixão *–*

    Beijo

Comente: